Os 165 anos de Santa Maria, comemorados nesta quarta (17), foram celebrados na Assembleia Legislativa. Coube ao único deputado da cidade, atualmente, Valdeci Oliveira (PT), homenagear o município no espaço do Grande Expediente.
Em 30 minutos, o petista fez uma exposição sobre a história de Santa Maria passando pelo auge da Rede Ferroviária até os dias de hoje com as universidades e faculdades. Lembrou também das características, como o vento norte, artistas e figuras políticas, bem como de sua trajetória e seu “bairrismo” por Santa Maria. Valdeci aproveitou, ainda, para homenagear o Inter-SM, que completou ontem 95 anos de fundação, mostrando um camisa do Alvirrubro, enquanto estava na tribuna.
– São 165 anos de construção constante, de afirmação, de busca de exemplos. 165 anos que colocaram o coração do Rio Grande em posição relevante no mapa do Brasil e do mundo. Para mim falar da história e trajetória de Santa Maria é sempre uma honra. Envolve emoção, lembranças, a minha formação para vida e a criação da minha família. É a terra de homens e mulheres, jovens e crianças. De pessoas de todas as idades e com diferenças culturais e de etnias – afirmou o deputado.
Para finalizar, ele declarou uma poesia de sua própria autoria em homenagem a Santa Maria.
Muitas autoridades santa-marienses estiveram presentes, na tarde de ontem, na Assembleia Legislativa. Lá estavam, entre outros, o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), o presidente do Legislativo, Givago Ribeiro (PSDB), o vereador Admar Pozzobom (PSDB), o desembargador do Tribunal de Justiça Sergio Blattes, a diretora de Ensino da Universidade Franciscana (UFN), Janilse Fernandes Nunes, o comandante do CRPO Central, coronel Cleberson Bastianello, e o presidente da Associação de Moradores da Vila Belga, Paulo Conceição.
MDB sinaliza com candidatura própria em 2024 e tenta aparar as arestas
O diretório do MDB encaminhou, em reunião na noite de segunda-feira, candidatura própria nas eleições de 2024. Também na tentativa de aparar as arestas, só a direção está autorizada a falar sobre o partido.
– Nós vamos começar a encaminhar a candidatura própria ao governo, mas não vamos discutir nomes agora – afirmou o ex-secretário Antonio Carlos Lemos, presidente interino do MDB e que conduziu a reunião.
No encontro, antes de partir para 2024, o partido analisou o resultado da eleição de 2022, considerando como muito importante a vitória de Gabriel Souza como vice vice-governador ao lado de Eduardo Leite (PSDB), e a reeleição de Beto Fantinel à Assembleia Legislativa com quase 49 mil votos.
Esse foi um dos momentos em que ocorreram algumas “discussões acaloradas”, já que uma minoria de emedebistas não apoiou o deputado da cidade nem a chapa que tinha o MDB ao Piratini.
O outro momento de debate mais acalorado foi, justamente, sobre o pleito de 2024 e o cenário da legenda na cidade.
– Nós temos que ter um projeto para Santa Maria. É um projeto para ver o que realmente Santa Maria está necessitando para, depois, nós discutirmos o futuro – destacou Lemos, sobre o fato de definir o candidato só mais adiante.
Entretanto, o nome da vez e apoiado pela maioria do MDB é Beto Fantinel, atual secretário de Assistência Social do governo Leite, que deve aparecer com mais frequência nos eventos da cidade. O presidente interino disse que, além do plano, o MDB irá trabalhar, agora, numa nominata de vereador para lançar no ano que vem.
Sobre especulações de que o MDB irá para o governo Jorge Pozzobom (PSDB), Lemos afirmou que não há possibilidade e que isso ficou claro na reunião.
– Isso não é verdade – acrescentou. O chefe interino do MDB reforçou que esse tema e mais a questão da eleição, especial mente, somente a direção do partido, com o aval do diretório, está autorizado a falar.
– A gente vai procurar é uniformizar manifestações do MDB – finalizou.
Justiça mantém afastamento do prefeito de Itaara
A 4ª Criminal do Tribunal de Justiça do Estado atendeu ao pedido do Ministério Público e prorrogou o afastamento do prefeito de Itaara, Silvio Weber (PSB), por mais 180 dias. A decisão saiu nesta terça (16). O padre licenciado foi afastado em 17 de novembro do ano passado na Operação Santidade sob suspeita de suposto direcionamento de licitações e desvio de recurso público.
Além de Weber, a 4ª Criminal manteve o afastamento da ex-secretária de Educação e do ex-diretor de Serviços da prefeitura.
O MP já ofereceu a denúncia contra o prefeito, porém está sob sigilo e não foram revelados detalhes. Na semana passada, o promotor Antonio Képes, responsável pela operação, limitou-se a informar que havia pedido a revogação do afastamento.
Weber sempre negou qualquer irregularidade, alegando perseguição política. O advogado do prefeito, Bruno Paim, disse que a defesa foi intimada, ontem, da manutenção do afastamento de Weber.
– No entanto, ainda não tivemos acesso integral aos requerimentos do MP para tal prorrogação do afastamento, e nem mesmo da fundamentação da decisão – afirmou ele.
O defensor disse que aguardava uma decisão, uma vez que hoje terminaria o prazo, e Weber retornaria ao cargo. Paim afirmou que irá recorrer:
– A partir desse momento, ingressaremos com todos os recursos possíveis para o retorno do prefeito Silvio Weber ao cargo.